08 maio 2017

Histórias e Vitórias, de Míriam Leonila de Oliveira

Histórias e Vitórias (capa)
Histórias e Vitórias, de Míriam Leonila de Oliveira, publicado em 2016 pela editora curitibana InVerso, é um conjunto de histórias autobiográficas. Nelas, Míriam fala de seu trajeto de vida, desde os tempos de pequena fugindo da seca e retornando a cada promessa de chuva na região sertaneja de Pernambuco.

O modo como Míriam escolhe narrar as suas memórias se dá por episódios que constroem assim a sua história de vida, todavia, esses relatos de experiência se aproximam muito mais em dizer fatos, do que evocar os sentimentos e as sensações experimentadas pela narradora.

Há em alguns momentos a tentativa de retomar um discurso mais próximo do leitor, mas elas se perdem no relato.

Um exemplo disso se dá no relato sobre o acidente que o pai, a certa altura da vida dela, sofre. Não sentimos a dor dela de ver o pai machucado, nem desespero e nem medo, o mesmo se dá quando ela trava conhecimento com uma cobra, na hora em que vai dormir.

O texto também deixa um pouco a desejar no que se refere ao gênero em que é catalogado, a saber o de biografia, tendo em vista que se concentra na narradora, sem relacionar as situações de vida pelas quais passa com as de outras tantas pessoas pelo sertão ou pelo Brasil.

Os relatos são interessantes, mas não empolgam, já que não conseguem pintar imagens que nos façam sentir ou imaginar o que ela passou com mais vivacidade, gerando assim empatia.

Lembrando que você pode adquirir qualquer livro por meio desse link da amazon: http://amzn.to/2kJJW4r e colaborar com uma pequena comissão para o blog.

Gostou da dica de leitura? Já leu o livro? Comenta aí embaixo e vamos conversar! 
 Não deixe de curtir a nossa página no FB e de se inscrever no nosso canal no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronrone à vontade.