26 setembro 2016

Evento: Romances LGBTQ+

Foto: Fernando Negrão.
Neste domingo (25), rolou na Saraiva do Shopping Boulevard de Belém o Evento de Romances LGBTQ+, organizados por nós do Folhetim Felino em parceria com o SOODA Blog.

Com um público de 60 pessoas, que lotou o espaço Benedito Nunes da Saraiva, apresentamos alguns dos principais lançamentos de temática LGBTQ+ dos últimos 02 anos, sem deixar, é claro, de passar por um breve explicação da sigla adotada para definir o evento, (LGBTQ+, ao invés de LGBT) e fazer um histórico breve sobre
publicações e da maneira como elas eram construídas, possibilitando assim, também, uma compreensão de quanto, literariamente, avançamos nas discussões e na representatividade do sujeito LGBTQ+.

Foto: Renata Pamplona.
O Evento contou com também, com a participação de Salomão Laredo, autor de Olho de Boto, que nos deu o prazer de ouvir de seus lábios as motivações de contar a história dos "Veados do povoado de Ínacha, que se casaram no município de Cametá (PA)", pelos idos do final da década de 60.

Também mandaram o seu recado, os autores Enrique Coimbra, do canal ENRIQUE SEM H e autor de Sobre garoto que beija garotos; Vinícius Grossos, autor de O garoto quase atropelado e coautor de 1+1, a matemática do amor (e aqui); e Lorena Miyuki, autora de Você é só pra mim entre outros,

Dentre os livros comentados, muitos nacionais, como os supracitados e também Volto quando puder, de Isa Prospero e Márcia Oliveira, e Lucas e Nicolas, do Gabriel Spits.

Entre os internacionais, George, de Alex Gino; Simon vs. A agenda Homo sapiens, de Becky Albertalli; One man guy, de Michael Barakiva e Apenas um garoto, de Bill Konigsberg.

E isso foi um pouquinho do que rolou em meio a comentários e risadas.

Fiquem agora com essa imagem linda abaixo, com todos os que fizeram isso acontecer!


Foto no final do evento com todos os que participaram!
Foto: Renata Pamplona

Ah, no nosso canal tem uma playlist de livros de temática LGBT e você pode buscar por livros da tématica, pelo nome do autor ou do livro, aqui no blog, lá na caixa de pesquisa.

Não deixe de curtir a nossa página no FB e de se inscrever no nosso canal no youtube.

4 comentários:

  1. O evento foi sensacional. Espero que seja o primeiro de muitos do Folhetim e com esta temática relevante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Andrei. Ficamos felizes que tenhas gostado.

      Excluir
  2. Parabéns! Muito legal ver a literatura com temática de diversidade sexual, identidade e performance de gênero ganhando projeção. Que coisa linda esse evento! E quanta gente! Isso vai ajudando a chamar atenção de leitores, editores e outros autores, os quais também podem se envolver com as letras coloridas de modos muito criativos.

    Um abração a Folhetim Felino e ao SOODA Blog.

    Fico feliz de ter o você lá no Grupo de Literatura com Temática LGBT, Daniel Prestes. Quem quiser participar de um grupo no FB que só fala sobre literatura com temática LGBT, venha: https://www.facebook.com/groups/literatura.lgbt/

    Abração,
    Sergio Viula
    www.foradoarmario.net

    ResponderExcluir

Ronrone à vontade.