12 outubro 2015

Mônica é Daltônica?, Mauricio de Souza e Odilon Moraes



Mônica é daltônica? é o relançamento da primeira história na qual a menininha dentuça vestida de vestidinho vermelho aparece como protagonista em uma revistinha própria, lá pelos idos de 1970.

Na história, publicada em formato livro pela Companhia das Letrinhas, selo infantil da Cia. das Letras, Zé Luís bola um plano infalível para diminuir o poder da Mônica na Rua do Limoeiro. O plano consiste em deixa-la insegura por meio de fazê-la acreditar que está se tornando uma pessoa confusa, ao não reconhecer mais as cores, como uma pessoa daltônica faria.

Acrescenta-se a isso, a confusão, eles dizem que isso é sinal não de uma alteração muito comum, mas uma debilidade que, com o tempo, a faria ficar cada vez mais fraca, caso continuasse a ter emoções fortes e usar muito de sua força.

A história original de Mauricio de Souza é ilustrada nessa edição pelas aquarelas de Odilon Moraes e, no caso da Mônica, me fez lembrar daquela coisa infantil de não haver muita distinção entre meninos e meninas no que se refere a aparência. Mônica me parece ter uma aparência um tanto andrógina, mais pro que se espera de meninos do que de meninas. E não digo isso pelos atos dela, e sim por seu visual mesmo.

A história é legal, nada muito divertido ou animado, algo mais sério, mas ainda meio breve de mais, a meu ver. Isso fica ainda mais evidente para quem tem acompanhado os quadrinhos da Graphic MSP com suas histórias longas e bastante desenvolvidas.

No entanto, não devemos deixar de considerar que, embora seja um livro para qualquer público e principalmente pros que gostam da dentuça, golducha, está mais voltado para o público infantil, tanto que se apresenta como um livro imagem, ao invés dos quadrinhos tradicionais. A ideia é fazer a criança ou quem o estiver lendo se deter mais nas imagens, em sua apreciação e, junto ao texto, compor a história e entender os sentimentos das personagens.

No final, o livro ainda apresenta o quadrinho original e uma seção de curiosidades sobre a turminha.


Mônica é daltônica? é o primeiro livro de uma série de livros com histórias clássicas da turminha, com o texto original e ilustrações de vários ilustradores conhecidos.

Gostou da postagem? Deixa um comentário! Aproveita e também curta a nossa página no FB e se inscrever no canal do youtube (amanhã tem resenha de um livro de terror!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronrone à vontade.