31 agosto 2015

90 clássicos para apressadinhos, Henrik Lange

 Você é daqueles que não têm muita paciência para ler clássicos? Que os acha chatos e aborrecidos? Você é um fã de quadrinhos? De tiradas cheias de humor? Gosta de fazer graça com os livros clássicos que leu?

Se você é tudo ou nada disso, não tem problema. Pois, com toda certeza, 90 Clássicos para apressadinhos, do Henrik Lange, é um livro para você que gosta de ler e, principalmente, pr'aqueles que querem aproveitar aqueles dois minutos de intervalo para dar continuidade à leitura.

O livro, publicado pela Editora Record, traz, como diz no título, 90 clássicos da literatura mundial para serem lidos rapidamente, em forma de tirinhas (de quatro quadros) que misturam uma espécie de sinopse e muito bom humor.

Acredito que o livro, por essa razão, é ótimo para, não só aproximar os novos leitores dos famigerados e muitas vezes detestados clássicos, como para trabalhar diversos mecanismos de produção escrita e gêneros textuais, desde a quadrinização, passando pelos modelos de resumos, como o é a sinopse, até chegar em aspectos mais pontuais da linguagem nesses gêneros textuais e estilos do autor: o jeito que ele faz uso do humor.

Contudo, não deve-se perder de vista que, esses quadrinhos não são as obras e que lê-las integralmente é muito interessante, até mesmo para poder perceber melhor as escolhas de informações e o modo como elas foram organizadas nas tirinhas, além de tornar o aspecto humorístico mais compreensivo. Para quem conhece plenamente o clássico que leu depois em tirinha, fica meio que um gosto de "compartilhamos algo que outros não leram a obra fonte desconhecem", e isso é sempre muito divertido.

Ah, antes que vocês digam que só tem livro realmente muito clássico, como O Processo, de Kafka, ou Crime e castigo, do Dostoiévski; fiquem sabendo que livros como A Bíblia, O Código Da Vinci, Senhor dos Anéis e O Alquimista estão na listinha.

Ah, não se esqueçam de curtir a página do Folhetim Felino no FB e de se inscreverem no nosso canal no Youtube.

2 comentários:

  1. Daaaaan, que legal!!!!!
    Quando li o título do livro, fiquei com um pé atrás, mas vc tem razão... a abordagem de vários gêneros é interessantíssima em sala de aula, vou sugerir pras minhas amigas professoras de português!
    E sabemos que essa leitura não vai estragar a dos clássicos, pois é tão, tão, tão resumida, que é até bobo você achar que conhece tudo só pela leitura das tirinhas!
    Muito bom!
    Beijos,
    Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito resumida. Pra mim é mais uma questão de humor, mesmo. Mas acho que é um meio bastante divertido de passar o tempo e de trabalhar em sala de aula. E obrigado por indicar. ^^

      Excluir

Ronrone à vontade.