04 maio 2015

As aventuras de Pedro Coelho, de Beatrix Potter

Quem passou a infância durante a década de 90 e assistia a TV Cultura, provavelmente deve ter assistido, em algum final de semana, o desenho animado Peter Rabbit e seus amigos, no qual se contava as estórias de Peter, um coelho de casaco azul e suas aventuras, bem como a de personagens que viviam em seu entorno.

É justamente algumas dessas estórias, 04 para sermos mais certeiros, que o livro As aventuras de Pedro Coelho, de Beatrix Potter e publicado pela Companhia das Letrinhas traz em suas 94 páginas.

As estórias da Srta. Potter são de uma simplicidade e de uma ingenuidade que cativam tanto pequenos como grandes e, para maior encanto, são acompanhadas de aquarelas feitas pela própria Beatrix.

Nessa edição da Cia. Das Letrinhas, temos a “A história de Pedro Coelho” e “A história do coelhinho Benjamin”, que são uma sequência da outra e tratam do período da vida em que eles são jovens e de como Pedro perde a sua jaqueta e depois a recupera com ajuda do seu primo Benjamin, enquanto que em “A história dos coelhinhos felpudos” e “A história do Sr. Raposão”, eles já estão crescidos e com suas respectivas famílias, tanto Pedro como Benjamin. Sendo esse último e seus filhotes o foco de mais atenção na constituição dos enredos.

Pedro Coelho. Papel de parede baixado no site Peter Rabbit.
Difícil não gostar de Pedro ou das outras personagens do mundo de Beatrix Potter e de se encantar com os seus desenhos, ainda mais quando vêm em um livro com tamanho cuidado editorial, como é essa publicação da Cia. Das Letrinhas, em capa dura, papel couchê fosco e muitas e muitas gravuras, por todos os lados. A edição, que é a primeira e do ano passado, ainda vem com uma jacket linda!

Um livro excelente para pessoas de qualquer idade, mas atenção, no caso dessa edição, em específico, aconselhamos os pais a fazerem a leitura com os filhos. Afinal, crianças são imprevisíveis e uma edição tão bonita merece ser manuseada com cuidado.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o universo de Pedro Coelho e de sua criadora, a srta. Beatrix Potter, há o filme Miss Potter, com Renée Zellweger, Ewan McGregor e Emily Watson, que conta um pouco da vida dessa escritora e ilustradora britânica do início do século XX.

Ah, antes que eu me esqueça! Tem o site do Peter Rabbit, em inglês, cheio de coisas, que vão desde informações sobre a vida da Beatrix Potter, passando por jogos e coisas pra download, até uma lojinha. Tudo um amor de fofo!

Um comentário:

  1. Oiiiiiii Dan!!!!!
    Nossa, eu assistia à Cultura direto, mas não me lembro desse desenho... será a idade chegando?! :P Hahahaha
    Parece muito fofo! Também adoro livros infantis, principalmente aqueles que não subestimam a inteligência das crianças. O que é algo bem difícil de fazer, convenhamos!
    Beijos, ótima resenha! Gostei das indicações e das ilustrações também!
    Nati

    ResponderExcluir

Ronrone à vontade.