13 abril 2015

Entrevista com o Vampiro: A história de Cláudia

Foto reprodução/ divulgação
Recentemente a Editora Rocco publicou a Graphic Novel Entrevista com o Vampiro: A história de Cláudia, com arte e adaptação de Ashley Marie Witter.

O título em questão se propõe a contar, sob a perspectiva da menina-vampiro, tudo o que lhe aconteceu e nos foi contado no romance de Anne Rice.

O ponto é que, a Graphic Novel não apresenta nenhuma novidade narrativa, nem mesmo no que se refere a construção de perspectiva. Isso se dá não só por conta de já conhecermos o destino de Cláudia e os seus tormentos, mas porque a adaptação cinematográfica, que, ao mudar do plano do narrado para o plano da ação e, por conseguinte, nos transformar em mais do que ouvintes, assim como transformou o Louis em personagem de ação e não narração, deu-nos uma perspectiva geral da história.

Deste, o que antes era a história do narrador-personagem com pretensa onisciência, temos uma história de ouvinte /espectador pretensamente onisciente, pois tem uma visão geral das ações no momento em que acontece. O telespectador do filme consegue acompanhar todos os movimentos que acontece em torno dos atores, coisa que o simples narrador Louis, não conseguia ter, embora parecesse que sim, na construção de sua história.

Ainda assim, a Graphic Novel vale pela arte de Witter e pelo trabalho editorial da Rocco, que como sabemos, não trata tão bem assim os títulos das crônicas vampirescas. O título vem em capa dura, com um desenho lindo da pequena vampira. Sobre a capa, ainda, poderíamos ter evitado todas essas coisas escritas, que acabam por poluir e estragar um pouco a beleza da gravura escolhida.

Dentro, papel couchê e desenhos em sépia, que funcionam como a ideia de algo envelhecido, perdido no tempo, que é manchado raras vezes com a cor encarnada do sangue, momentos em que sentimos e vemos a vida fluir de um ser para outro.

De modo geral, A história de Cláudia serve mais para aqueles que são amantes das histórias de Anne Rice e da pequena menina-vampiro, especificamente. Para aqueles que buscam ao menos um pouco a beleza estética das pinturas associadas a uma narrativa.





Entrevista com o Vampiro: A história de Cláudia
Autor: Anne Rice & Ashley Marie Witter
Tradução: Daniel Ribas
Preço: R$ 44,50
Páginas: 224 pp.
Assuntos: ficção – romance/novela, vampiros, fantasia


Não deixe de comentar o que você achou do texto. Também estamos no Twitter e no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronrone à vontade.