29 dezembro 2014

Os livros de 2014

2014 chegando ao fim e, eis que surge a tarefa de falar dos livros lidos. Aqueles que mais fizeram a minha cabeça não só durante a leitura, mas que também me perseguiram, depois do livro estar fechado.

A diferença desse ano, para a lista do ano passado é que, ela está muito mais organizada. De algum modo, eu consegui listar todos os livros desse ano, desde os comprados e destes os que foram lidos, deixados pela metade, ganhados de presente, resgatados de alguma biblioteca, repostos por não me terem sido devolvidos...

Acho válido ressaltar que esse ano foi cheio de leituras e de textos sobre livros, muitos não apareceram por aqui, pois foram postados numa coluna sobre literatura, para a qual eu fui convidado a escrever quinzenalmente. Outros não foram fortes o suficiente para me fazer escrever e muitos livros ficaram pelo caminho por inúmeros motivos, inclusive a ausência deles. Alguns continuam em processo de leitura, como os livros de contos, crônicas e poesias.

Mas vamos deixar de conversinha. Começarei as listas pelos livros devolvidos, porque é uma das menores e terminarei com a lista dos livros comprados/melhores do ano. Vamos lá?

Ah, antes que eu me esqueça. Todos os títulos que tiverem alguma resenha minha, estão linkados e na lista de livros comprados, também há a indicação se foram lidos e se é um dos melhores do ano. Os lidos estão em negrito e os melhores em negrito e vermelho.

DEVOLVIDOS: 

01. O demônio da teoria;
02. A linguagem & Diálogo: As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin e
03. A confissão de Lúcio.

REVISITADOS: 

02. Tempest;
05. Fun Home
07. Giovanni
09. Carol;
10. Bom-crioulo

PRESENTE: 

01. Por que Indiana, João? (outra resenha aqui); 
02. Dentro da noite veloz; 
03. Les jardins du château de Trauttmansdorff; 
04. Journal 1947-1955: Anaïs Nin; 
05. Fernando Pessoa: Prosa de Álvaro de Campos (lendo); 
06. Dangerous liaisons; 
07. Le relazioni pericolose; 
08. Cultura Kamaiurá; 
09. Cântico de sangue; 
10. Soel e Larg: as aventuras de Mokona Modoki
11. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos; 
12. Lexiques; Jeux et activités communicatives dans la classe de langue; 
13. Jeu, langage et criativité; 
14. Les activités d'apprentissage en classe de langue e 
15. Os cem melhores contos brasileiros.

RESGATADOS: 

01.O mulato; 
02. Ilusões perdidas; 
03. Morte na alta sociedade; 
04. Passeio ao farol; 
05. Bola de sebo e outros contos; 
06. Viagens de Gulliver e 
07. Machado de Assis: Dom Casmurro e páginas avulsas.

REPOSIÇÕES:

01. A memória, a História e o Esquecimento; 
02. Delta Vênus: histórias eróticas.

COMPRADOS: 

01. Americanah;
02. Os demônios de Loudun (abandonado); 
04. Laranja Mecânica (abandonado); 
05. A linguística textual (abandonado); 
06. Tanto faz & Abacaxi; 
08. Águas turvas; 
09. O fora da escola: dinâmicas educacionais e as vivências no cotidiano; 
10.A metamorfose (mangá); 
11. O contrato social (mangá); 
12. Romance d'A pedra do reino e o príncipe do sangue do vai e volta - cap. 01; 
14. Nocilla dream (abandonado); 
15. Orgulho e preconceito (abandonado); 
17. Esperando Foucault, ainda
18. Encontros: Antonio Cicero
19. O morro dos ventos uivantes; 
20. Nome da rosa; 
22. Waly Salomão: poesia total (lendo); 
23. Perifeérico; 
25. Will & Will
27. Mrs. Dolloway (abandonado); 
28. Merrick; 
29. O vampiro Lestat (lido anos atrás); 
30. A história do ladrão de corpos
31. Entre amigos; 
32. A rainha dos condenados
33. Naná (lido anos atrás); 
34. O homem é um grande faisão no mundo
36. Ligue os pontos (lendo); 
37. Nu, de botas
38. Salinger (dei de presente)
40. Jane Eyre; 
41. Espartanos
42. Entre nós
43. A ordem do discurso
44. A microfísica do poder
45. Médico e o monstro
47. Michel Foucault: uma introdução filosófica; 
48. Garoto encontra garoto (abandonado); 
49. Misery: louca obsessão; 
51. A civilização do espetáculo
52. Eu me chamo Antônio
53. O retrato de Dorian Gray (abandonado); 
54. Depressões
55. Memnoch (lendo); 
56. Sangue e ouro; 
57. Questões de estilística
59. Últimas aulas: Benveniste (lendo); 
60. Shakespeare's Star Wars; 
61. Patty Diphusa
62. Elizbeth Costello (lendo); 
63. Como escrever uma tese (lendo);
64. O cheirinho do amor: crônicas safadas (lendo);
65. Put some farofa;
66. A Fazenda Blachwood e
67. A Rainha de Copas.

Essas foram algumas das minhas companhias literárias de 2014. Digo isso porque, aqui, não constam todos os mangás lidos e ainda assim temos um total de 85 88 livros (devolvidos, reposições e o que eu dei de presente não contabilizam)!

Que em 2015 venham muitos mais livros e que, mais do que vir, eu consiga lê-los sem esquecer os que já estão aqui comigo, na espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronrone à vontade.