27 julho 2013

Relações Perigosas (Dangerous Liaisons, 2012)

Em 2012, o diretor Jin-ho Hur levou as telas uma nova adaptação do romance epistolar francês “Les Liaisons Dangereuses”, de Chordelos de Laclos, uma parceria entre a indústria do audiovisual chinesa, sul-coreana e de Singapura.

A adaptação intitulada “Dangerous Liaisons”, mesmo título da vencedora de 3 Oscar em 1989, dirigida por Stephen Frears e com um elenco de peso, como Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeifer; se passa na Xangai dos anos 30 e um Valmont playboy e uma Marquesa banqueira.

Os motivos que levam Mo Jieyu a corromper a pequena Beibei é o fato dela se casar com um antigo amante seu, que a abandonou. Para isso, ela pede ajuda a seu amigo Xie Yifan, porém ele já tem outros planos, que é o de conquistar Du Fenyu, uma prima sua distante e que agora é viúva.

Todo o resto está lá, com algumas variações que são necessárias, para que a adaptação funcione, como o uso de telefones no lugar de cartas, em determinadas ocasiões, as aulas de pintura e desenho no lugar das aulas de música, os motivos que levam ao fim trágico das personagens.

Nessa nova versão do romance de Laclos, apenas Xie (Valmont) morre, ainda por um estratagema de Mo (Marquesa), entretanto, a destruição de Mo acaba sendo de outra ordem, que não a bancarrota e a doença, como no romance, e nem o ostracismo social, como acontece na adaptação com Glenn Close, que termina maravilhosamente com ela frente ao espelho retirando a maquiagem.

O final de Mo, assim como várias passagens do filme, revelam algo que eu sempre percebi na obra e que sempre aparecia de modo muito pálido nas outras adaptações e mesmo no romance, que é o sentimento de amor da Marquesa por Valmont. Na versão de 2012 isso se torna mais evidente e o final a Mo reservado, embora não sendo fiel, é digno e não frustra as expectativas de amantes da narrativa de Laclos. O final de Fenyu (Presidenta de Tourvel) também é condizente com o arquitetado durante todo o filme; quanto aos outros Dai (Cavaleiro Danceny) e de Beibei, só podemos confabular.




Dangerous Liaisons
Gênero: Drama, mistério, romance
Diretor: Jin-ho Hur
Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento: 2012
País de Origem: China, Coréia do Sul, Singapura
Idioma do Áudio: Mandarim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronrone à vontade.