01 novembro 2012

Bonsái – a arte lítero-jardineira em película fílmica


Por Daniel Prestes

Filme de Cristián Jímenez, que concorreu em 2011 na mostra Un certain regard, no Festival de Cannes, é baseado na obra homônima (já aqui resenhada), do escritor chileno Alejandro Zambra.

O filme segue um fluxo, que ao meu ver, torna a narrativa arrastada, de um relacionamento um tanto tedioso, que esperamos mesmo que chegue ao fim, como já sabemos que irá acontecer desde o inicio.

O ponto é que, parece que Julio e Emilia se relacionam por uma comodidade, por não haver algo mais interessante em suas vidas, e essa aparente apatia se alastra para todos os outros relacionamentos, para todo o filme, ideia essa que não se apresenta no livro, ou se o faz, o faz tão sub-repticiamente, que não se percebe que ali está.

No geral, o filme é bem construído, dividido em partes. Idas e vindas, simetricamente divididas em períodos de oito anos. Idas e vindas que nos lembram dos movimentos que Júlio faz com os arames com os quais constrói o seu bonsai. Isso, de certo modo, retoma a ideia da construção do romance de Zambra, de pensar na narrativa como algo muito bem trabalhado estruturalmente, como o bonsai.

Entretanto, como geralmente se conclui, a adaptação, muito embora bem construída, deixa a desejar se posta em comparação ao texto impresso, a obra que lhe suscita e inspira, pois perde na transposição ou na transcriação algo que é extremamente rico, as muitas referências literárias que o “original” traz em sua composição, o que é justificável e aceitável, já que a película preza muito mais pelas ações mais “objetivas”, do que o texto impresso.

Por conta disso, recomenda-se que, mesmo assistindo o filme, se leia o livro (ou vice-versa), não para fazer essa comparação entre as duas modalidades narrativas, pois ambas tem perspectivas e objetivos que, mesmo que parecidos, seguem seu próprio caminho, mas para que elas se complementem, para que se perceba como pessoas diferentes podem se apropriar de uma mesma história de modos distintos.







BONSÁI
Realizado por: Cristián JIMÉNEZ 
País: CHILE, FRANÇA, ARGENTINA, PORTUGAL
Ano: 2011
Duração: 92 Min

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronrone à vontade.