26 julho 2012

The perks of being a wallflower (As vantagens de ser invisível)

Sinopse: Livro de estréia do roteirista norte-americano Stephen Chbosky, As vantagens de ser invisível sai no Brasil pela coleção Batendo de Frente da Rocco Jovens Leitores, cuja proposta é pôr o jovem em confronto com realidades cáusticas. Não poderia ser diferente. Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. 

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo. Fonte: Editora Rocco 
The perks of being a wallflower tem esse nome por conta da seguinte passagem:
Another interesting thing happened at the party before we left. Patrick came downstairs. I guess Brad had left. And Patrick smiled. And Bob started to make fun of him having a crush on the quarterback. And Patrick smiled more. I don't think I ever saw Patrick smile so much. Then, Patrick pointed at me, and said something to Bob.
"He's something, isn't he?"
Bob nodded his head. Patrick then said something I don't think I'll ever forget.
"He's a wallflower."
And Bob really nodded his head. And the whole room nodded their head. And I started to feel nervous in the Bob way, but Patrick didn't let me get too nervous. He sat down next to me.
"You see things. You keep quiet about them. And you understand."
Charlie é uma "wallflower", uma testemunha das coisas que acontecem ao seu redor, mas também cúmplice, por isso eu considerar que o título em português As vantagens de ser invisível não condizer com essa descrição da personagem. Invisíveis, embora possam ser testemunhas, não se tornam cúmplices ou desenvolvem uma estreita relação com as pessoas participantes do evento.

Ser uma "wallflower" revela, também, a sua atitude passiva diante do mundo. Ele pensa demais nos outros, nas coisas que eles querem, em como eles se sentem, afetando assim seu próprio humor.

Isso acontece pois Charlie tem dificuldades em se encaixar, ele, ao observar as coisas, não participa delas, age como espectador e é essa a mudança que ele tem que operar em si mesmo.

Nesse busca por pertencer a algo, a manter-se infinito, ele descobre as coisas que todos nós, enquanto adolescentes, em maior ou menos grau, também descobre.

Amizade. Amor. Sexo. Festas. Drogas.

Todas essas descobertas regadas a nomes e trechos de músicas e livros. Sim, muitos livros. 

Charlie é um leitor e cada livro que ele lê, indicado pelo seu professor de inglês, vai revelando coisas de si mesmo, como se eles também fossem um fio condutor da história, como se fossem personagens, coadjuvantes, wallflowers, mas que, para quem já os leu, dá mais sentido a história de Charlie.

The perks of being a wallflower é um livro intenso. Intensamente doloroso. Intensamente belo.

O livro está sendo adaptado para o cinema, queserá lançado nos EUA no dia 14 de setembro e aqui no Brasil, a data prevista, é 19 de Outrubro. Charlie será interpretado por Logan Lerman (Percy Jackson e os Olimpianos, Os Três Mosqueteiros), Sam ganhará vida através Emma Watson (saga do Harry Potter, Sete Dias com Marilyn) e Ezra Miller (Californication, Law & Order: SVU) como Patrick. (os três personagens principais).

Assista o trailer:

No Brasil, o livro foi lançado pela Editora Rocco:

As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Tradução: Ryta Vinagre
Páginas: 224
Preço : R$ 29,50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronrone à vontade.