13 julho 2012

Tempo e leitura


Há certo tempo, me deparei com uma postagem curiosa no #Facebook, onde a pessoa dizia que tinha por meta ler dois livros por semana, no período de férias. Muitos achariam uma atitude louvável, eu não e explico o porquê.

Os livros que ele se dispôs a ler são teóricos, ou seja, exigem uma atitude frente ao que é lido maior e, mesmo que fossem literários, a leitura destes deveria ser menos corrida.

Eles não são textos para se ler "Ao correr dos olhos", pois não são escritos "Ao correr da pena", como dizia José de Alencar, sobre as suas crônicas do período de 1854 e 1855. É preciso tempo para a fruição, textos literários, acima de tudo devem ser lidos com prazer e não com pressa, com prazo. 

No caso dos textos teóricos, a fruição também acontece e é mesmo necessária, mas há também um outro fator que deve ser considerado, no que se refere ao tempo de sua leitura, que é a reflexão, a associação com outros textos, a apropriação dos conceitos propostos.

Isso faz com que o processo de leitura seja eficiente, que ocorra uma maior abstração do que é lido, portanto, quem assim lê acaba tendo maior propriedade acerca o que foi lido, bem como aproveita melhor o momento em que isso é feito.

Seria uma espécie de modo de ler à francesa, como se dá na culinária, onde os pratos precisam ser saboreados, não apenas com o paladar, como também com os olhos. O texto precisa ser saboreado, para que dele nos tornemos mais íntimos.

É claro que nem sempre dá pra se fazer a leitura desse modo, principalmente, quando estamos nos referindo ao ambiente da sala de aula, por isso mesmo que acredito e defendo que as propostas e práticas de leitura que nela são desenvolvidas, deveriam considerar um tempo relativamente longo de trabalho, que não se desse apenas em uma semana ou mesmo em um mês, mas que pelo menos fosse bimestral.

Porém, como estamos nos referindo a uma leitura livre dessas pressões, ela pode e considero mesmo que DEVE ser feita com calma e saboreando o que é lido.

Cachorro lendo livro
Fonte: OndePetShop.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronrone à vontade.